Restaurante aconchegante com cardápio regional variado, oferecendo pratos típicos de todas
as regiões do Brasil, e com um café da manhã estilo colonial, diversificado e saboroso.
Gastronomia típica do Pantanal
A gastronomia pantaneira, tem na sua a utilização de peixes no cardápio, pela abundância dos mesmos nos rios da região, entre eles podemos destacar o Pacu, Peraputanga, Dourado, Pintado e a Piranha, que são servidos de diversas maneira como frito, ensopado, assado e escabechado (frito e ensopado). Nas bebidas se destacam o Canjinjin, do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, e o guaraná ralado. Em geral, seja em refeições salgadas, em bebidas, ou em doces, a gastronomia pantaneira estará sempre com um tempero a mais, a cultura.
Gastronomia típica do Cerrado
A gastronomia das cidades que ficam no cerrado mato-grossense é uma saborosa mistura entre as frutas da região (pequi, banana, caju e mamão) com os peixes dos rios da região, onde se destacam os peixes de escamas: pacu e peraputanga, e o peixe de couro conhecido como pintado. Nas bebidas se destacam os sucos das frutas do cerrado, e o tereré. Nos doces merecem destaque o bolo de arroz e o pixé, além de outras guloseimas que apresentam um sabor característico, com uma deliciosa pitada de cultura e simbolismo.
Restaurante
Comidas típicas de nossa região
● PERAPUTANGA ASSADA
Um dos peixes mais cobiçados pelos pescadores que vem pescar nos rios do estado, também é prato principal da culinária mato-grossense, trata-se da Peraputanga, que é assada. A ‘’pêra’’ como é chamada pelos ribeirinhos, possuí uma carne alaranjada, sendo muito saborosa.
● PACU ASSADO
O popular peixe dos rios matogrossense torna-se um dos pratos mais pedidos nas peixarias ao longo do Rio Cuiabá. O peixe geralmente é recheado com farofa de banana e couve, e em algumas ocasiões é assado envelopado na folha de bananeira.Um dos peixes mais cobiçados pelos pescadores que vem pescar nos rios do estado, também é prato principal da culinária mato-grossense, trata-se da Peraputanga, que é assada. A ‘’pêra’’ como é chamada pelos ribeirinhos, possuí uma carne alaranjada, sendo muito saborosa.
● VENTRECHA DE PACU
O popular peixe dos rios mato-grossense torna-se um dos pratos mais tradicionais da baixada cuiabana, a parte do peixe que é mais conhecida nos bares trata-se da Ventrecha, que possui muita saída na noite de Cuiabá e região. A misticidade ronda sobre o peixe, os ribeirinhos afirmam que quem comer a cabeça do Pacu, sempre volta a Cuiabá para comer mais.
● MOJICA DE PINTADO
Este peixe que é um dos símbolos do Estado dá originem a um dos principais pratos culinários de Mato Grosso. O prato é feito a partir do filé do peixe (parte sem espinhos), que são cortados em cubos e temperados com alho, sal e limão. Um delicioso ensopado de peixe com mandioca e iguarias que acompanha arroz branco e farofa de banana para acompanhar.
● CALDO DE PIRANHA
A Piranha é um peixe bastante comum dos rios mato-grossenses, e o seu caldo é apreciado por habitantes de toda faixa etária do estado, um caldo encorpado e saboroso, que dá energia para o trabalho, que cura a famosa ‘’ressaca’’ dos jovens que exageram na noitada, ou seja, é um prato típico dos moradores deste Estado.
● ARROZ COM PEQUI
A Fruta popular do cerrado brasileiro, somada com o arroz banco, dão resultado a um dos pratos mais simbólicos do estado. O arroz com pequi realmente é uma iguaria a ser apreciada! Primeiro coloca-se o pequi no óleo junto com alho e cebola para refogar, e pingando água para não grudar na panela, até o pequi ficar macio e a água desaparecer, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco, junte com água e sal, quando o arroz estiver quase pronto acrescente um pouco de pimenta de cheiro, desligue o fogo, e coloque salsa e cebolinha por cima. Maria Isabel O prato que em 2011 foi registrado como símbolo típico de Mato Grosso trata-se de carne seca com arroz e os temperos. Saboroso e suculento, é acompanhado de um delicioso feijão e também de farofa de banana.
● CHURRASCO
O estado é o maior criador de gado bovino do país, então é natural que a carne bovina esteja presente no cotidiano do mato-grossense, e pelo fato do estado ter muitos migrantes do sul do Brasil, é mais um motivo para o Churrasco estar presente na gastronomia regional.
● FURRUNDU
É um doce a base de Mamão verde e rapadura de cana-de-açúcar, ambos são levados ao fogo juntamente com gengibre, cravo e canela. O doce é ideal para ser consumido com queijo caseiro.
● DOCE DE CAJU
A fruta típica do cerrado brasileiro, dá origem a um doce muito saboroso, O Caju é descascado, furado e espremido e posteriormente é colocado para cozinhar junto com água e açúcar, até ficarem macios, depois do esfriamento é posto em potes de vidro.
● FRANCISQUITO
Um tradicional biscoito a base de trigo, açúcar, banha de porco, ovos, sal e erva doce. O Biscoito agrada desde as crianças até os idosos. Ideal para ser consumido no final da tarde com um café quente na companhia dos vizinhos e amigos.
● CANJICA
Um dos doces mais consumidos na semana santa e na festa junina, a Canjica feita a base de milho branco próprio para a canjica, leite de coco, coco ralado, amendoim, canela e açúcar.
● BOLO DE ARROZ
O bolo mais tradicional da baixada cuiabana e do estado, a receita que leva além do arroz, também a mandioca, açúcar, manteiga derretida, coco ralado, e erva doce. O Arroz é deixado na água de um dia para o outro e depois é socado até ficar uma massa. O Bolo recém tirado do forno exala um aroma inconfundível.
● FAROFA DE BANANA
A simples mistura de banana da terra frita cortada em cubinhos com farinha de mandioca, mais alguns temperos (cebola e alho), tudo isso frito numa panela untada com manteiga (ou óleo), dá resultado a farofa de banana que combina com quase tudo, e é utilizado muito como acompanhamento da Maria Isabel, porém também com outros pratos típicos do estado.
● CARNE SECA COM BANANA DA TERRA
Um prato muito consumido na capital mato-grossense. Trata-se de um caldo muito saboroso, preparado com alho, cebola, molho de tomate, a carne seca, banana da terra (nem muito verde e nem muito madura), acompanhado um arroz branco.
● PAÇOCA DE PILÃO
A Paçoca de pilão trata-se do resultado de uma farofa temperada a base de farinha de mandioca com carne seca e os temperos tradicionais, que são moídos artesanalmente em um pilão, formando uma paçoca saborosa.