top of page
Algumas aves do Pantanal Matogrossense
Aqui você encontra uma variedade de mais de 500 aves. Conheça algumas:
Tuiuiu
O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metro de comprimento, 1,60 de altura e pesar 8 kg. Pode chegar a quase 3 metros de envergadura (medida de uma ponta da asa aberta à outra).
Ema
A ema – Rhea americana – é uma ave nativa e a maior da América do Sul, mas devido a sua carne passou a ser exportada para criadouros em outros lugares do mundo. Na América do Sul pode ser encontrada no Brasil, na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no sul da Bolívia
Mutum
O mutum é uma ave endêmica da Mata Atlântica brasileira encontrada hoje em apenas poucos locais do Espírito Santo e Bahia. O comportamento do animal compara-se ao de uma galinha: é ruim de voo e prefere ficar no chão.
Colhereiro
O colhereiro é uma ave pernalta de pescoço longo. O nome se deve ao formato de colher que o bico dessas aves possui. Com ele, a ave revolve o fundo dos ambientes aquáticos em que vive, em busca de alimento. Vive em pequenos bandos ou solitariamente e se alimenta de peixes, crustáceos, insetos e moluscos.
Seriema
A Seriema é um pássaro inconfundível na floresta aberta, arbustos espinhosos e pastagens montanhosas. Seu tamanho grande, pernas e bico vermelhos, e uma crista solta proeminente torná-o uma espécie visualmente distinta.
Aracuã
A ave, que tem silhueta parecida com a das galinhas, é muito apreciada por caçadores. Os grupos de aracuãs são frequentemente atacados, mas também costumam brigar entre si. Como galos, usam bicos, asas e pés nessas disputas. Vive no alto das árvores, desce pouco no solo e é bastante territorial
Arara Azul
É a maior espécie entre os psitacídeos (papagaios, periquitos, araras, maritacas), chegando a medir um metro da ponta do bico à ponta da cauda e pesando até 1,3 kg. São animais com hábitos que chamam a atenção. Elas gostam de voar em pares ou em grupo e nos fins de tarde, se reúnem em bandos em árvores “dormitório”.
Arara Vermelha
A arara-vermelha-grande mede de 73 a 95 centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilo. Ela se chama vermelha, mas é colorida. Tudo bem que a cor que lhe dá o nome é predominante, mas ainda tem as asas azuis com uma faixa verde. Por causa deste detalhe, inclusive, é também conhecida como arara-verde.
Arara Canindé
A arara-canindé é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, arara-azul (Amazônia), canindé, arara-amarela e ara-arauna. É um dos psitacídeos mais espertos. Não é considerada como sendo ameaçada, embora seja apreciada como ave de gaiola.
Gralha
Gralha azul é o nome dado a uma linda ave que motivou no Paraná, a tradição de plantadores de pinheiros, enterrando as sementes com a ponta mais fina para cima e devorando a cabeça, que seria a parte apodrecida. Não deve ser abatida e é comumente respeitada pelo povo como ave protetora dos pinheirais.
Cardeal
É uma ave que se alimenta principalmente de grãos e pequenos insetos, encontrada forrageando sobre o solo em busca de seu alimento. É comum observá-los junto a outras aves granívoras/insetívoras durante a atividade de busca por alimento.
Curicaca
Esta ave está presente em grande parte do Brasil, com mais destaque na Ilha de Marajó, no Pará, e no Pantanal mato-grossense. É encontrada ainda no Panamá e em todos os países da América do Sul (até a Terra do Fogo, na Argentina)
bottom of page