Pescaria no Pantanal

Conheça os meses ideais para você
planejar sua pescaria 
no Pantanal.

Pesca esportiva ou pesca recreativa é a pesca que se pratica enquanto atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador, também se pode chamar de pesca de lazer ou pesca amadora. Uma das modalidades mais populares da pesca desportiva é a praticada utilizando-se apenas vara de pesca, linha de pesca e anzol. A pesca esportiva é praticada no mar, rios e lagos utilizando-se iscas naturais ou iscas artificiais com molinetes ou carretilhas.

 

A pesca recreativa está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática que promove a união familiar ou de grupos de amigos. Muitas vezes é a principal motivação para uma viagem de turismo. Apesar de ser pouco explorada no Brasil é grande o potencial desta atividade, considerando principalmente a grande diversidade de espécies nativas propícias para esta modalidade de pesca, à grande extensão costeira e rede hidrográfica, quando comparada com a América do Norte, que atualmente gera um enorme resultado com o turismo pesqueiro. A pesca esportiva é uma evolução ecologicamente correta da pesca amadora, mas. Ainda há muito que se fazer nesta área.

IMG-20170603-WA0017-1920w.jpg
logo fundo branco.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Pescaria em Fevereiro e Maio

O Pantanal inicia a sua vazante em março e vai até maio. Neste período as melhores opções de pesca são:

Dourados e Cachorras: Pescaria realizada na boca da vazante dos corichos, onde a água está mais limpa e os Dourados ficam a espera de peixes menores como lambari, sauá, sardinha, etc. Isca mais usada nesse tipo de pesca são tuviras, iscas brancas e isca artificiais. O equipamento usado é do tipo médio/médio pesado; linhas de 20 a 30 lb.

Peixes de Couro: É a chamada pescaria de rodada (o barco fica solto, descendo a correnteza dos canais) são usados tuviras, muçum, jejum e iscas brancas para capturar peixes de couro como o Pintado, a Cachara, o Barbado, o palmito e vários outros tipos de peixes.

Pacu na “batida”, nas margens do rio ou no “campo” (áreas de fazendas onde o rio alaga na cheia), com vara de bambu e como isca, frutos da região (taiuiá, coquinho de tucum, cabaça e jenipapo) ou massinha com aromatizante de frutas.Nesta Época a Temperatura varia de 32° a 42° graus, clima seco, mas pode ser amenizado em função de Pancadas de Chuvas, porém há calor intenso, portanto, recomenda-se trazer Protetor solar, capa de chuva e repelente.

 

Pescaria em Junho e Julho

 O Rio está com nível mais baixo. Um bom período para pescaria de fundo: o Pintado, a Cachara e o Dourado.

Tuviras e isca Branca são as mais usadas, pesca-se também o Pacu, piraputanga, piau, pacu peva em locais de fundo, isca mais usadas são o caranguejo, gafanhoto, milho, soja etc.

Neste período a temperatura é mais amena, variando de 20 a 35 graus, e clima seco, sem chuvas. Entretanto, podem ocorrer inversões térmicas repentinas, fazendo a temperatura caírem até 10 graus. Recomenda-se o uso de um abrigo de moletom.

 

Pescaria em Agosto e Setembro

 Nestes meses o Rio Cuiabá está em seu período de baixa. A pesca continua igual à do período Junho e Julho com apenas uma mudança começa a alta temporada de pesca dos grandes Dourados, as iscas mais usadas são tuviras e iscas brancas e iscas artificiais Nesta época a temperatura volta a subir, variando de 32 a 42 graus Celsius, e os dias são extremamente secos (sem chuva).

caparari2.png
jau.png
pintado.png
dourado.png
barbado.png