Pescaria no Pantanal
Conheça os meses ideais para você
planejar sua pescaria no Pantanal.
Pesca esportiva ou pesca recreativa é a pesca que se pratica enquanto atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador, também se pode chamar de pesca de lazer ou pesca amadora. Uma das modalidades mais populares da pesca desportiva é a praticada utilizando-se apenas vara de pesca, linha de pesca e anzol. A pesca esportiva é praticada no mar, rios e lagos utilizando-se iscas naturais ou iscas artificiais com molinetes ou carretilhas.
A pesca recreativa está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática que promove a união familiar ou de grupos de amigos. Muitas vezes é a principal motivação para uma viagem de turismo. Apesar de ser pouco explorada no Brasil é grande o potencial desta atividade, considerando principalmente a grande diversidade de espécies nativas propícias para esta modalidade de pesca, à grande extensão costeira e rede hidrográfica, quando comparada com a América do Norte, que atualmente gera um enorme resultado com o turismo pesqueiro. A pesca esportiva é uma evolução ecologicamente correta da pesca amadora, mas. Ainda há muito que se fazer nesta área.
Pescaria em Fevereiro e Maio
O Pantanal inicia a sua vazante em março e vai até maio. Neste período as melhores opções de pesca são:
Dourados e Cachorras: Pescaria realizada na boca da vazante dos corichos, onde a água está mais limpa e os Dourados ficam a espera de peixes menores como lambari, sauá, sardinha, etc. Isca mais usada nesse tipo de pesca são tuviras, iscas brancas e isca artificiais. O equipamento usado é do tipo médio/médio pesado; linhas de 20 a 30 lb.
Peixes de Couro: É a chamada pescaria de rodada (o barco fica solto, descendo a correnteza dos canais) são usados tuviras, muçum, jejum e iscas brancas para capturar peixes de couro como o Pintado, a Cachara, o Barbado, o palmito e vários outros tipos de peixes.
Pacu na “batida”, nas margens do rio ou no “campo” (áreas de fazendas onde o rio alaga na cheia), com vara de bambu e como isca, frutos da região (taiuiá, coquinho de tucum, cabaça e jenipapo) ou massinha com aromatizante de frutas.Nesta Época a Temperatura varia de 32° a 42° graus, clima seco, mas pode ser amenizado em função de Pancadas de Chuvas, porém há calor intenso, portanto, recomenda-se trazer Protetor solar, capa de chuva e repelente.
Pescaria em Junho e Julho
O Rio está com nível mais baixo. Um bom período para pescaria de fundo: o Pintado, a Cachara e o Dourado.
Tuviras e isca Branca são as mais usadas, pesca-se também o Pacu, piraputanga, piau, pacu peva em locais de fundo, isca mais usadas são o caranguejo, gafanhoto, milho, soja etc.
Neste período a temperatura é mais amena, variando de 20 a 35 graus, e clima seco, sem chuvas. Entretanto, podem ocorrer inversões térmicas repentinas, fazendo a temperatura caírem até 10 graus. Recomenda-se o uso de um abrigo de moletom.
Pescaria em Agosto e Setembro
Nestes meses o Rio Cuiabá está em seu período de baixa. A pesca continua igual à do período Junho e Julho com apenas uma mudança começa a alta temporada de pesca dos grandes Dourados, as iscas mais usadas são tuviras e iscas brancas e iscas artificiais Nesta época a temperatura volta a subir, variando de 32 a 42 graus Celsius, e os dias são extremamente secos (sem chuva).